Um CD de rara e delicada beleza, digno de Beethoven. Estas peças para flauta e piano de Beethoven são doces, alegres, repletas de beleza. Percebo aqui um Beethoven jovem, apesar de não ter encontrado uma referência histórica sobre a época de composição das peças. É um CD para se ouvir com bastante recorrência. Ele tranquiliza-nos. Sopra as melhores impressões numa alma que anseia pela solidão. Solidão é terapia. Apenas um piano e uma flauta são capazes para nos elevar. De nos transformar. Permite que acessemos, pela imaginação, as sensações mais nobres de um outono sábatico. Boa apreciação!
Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sonata para flauta e piano em Si bemol maior, Sonata para flauta e piano em Fá maior, Op. 17 e Serenata em Ré, Op. 41

Sonata para flauta e piano em Si bemol maior
01. Allegro
02. Polonaise
03. Largo
04. Thème et variations

Sonata para flauta e piano em Fá maior, Op. 17
05. Allegro moderato
06. Poco adagio quasi andante
07. Rondo

Serenata em Ré, Op. 41
08. Entrata - Allegro
09. Tempo Ordinario d’un Menuetto
10. Allegro molto
11. Andante con variazoni
12. Allegro scherzando e vivace
13. Adagio
14. Allegro vivace desinvolto
Emmanuel Pahud, flauta
Eric Lesage, piano Steinway

para baixar o cd:  http://www.megaupload.com/?d=MS3CAM78


PS: Pelo que pesquisei a  Serenata em Re op 41 tem a  versão original  para flauta, violino e viola (publicada como opus 25), o arranjo para flauta e piano provavelmente não foi feita por Beethoven, mas certamente foi aprovado (e corrigido) pelo próprio.
A sonata em si bemol maior não tem autoria confirmada, embora seja atribuída a Beethoven. Se for dele, parece que não chegou a ser publicada em vida, e foi escrita na década de 1790 mesmo. A Op. 17 é uma transcrição da Sonata pra Trompa e Piano. (Se  alguem tiver maiores informações, fique a vontade pra postar!)