terça-feira, 5 de outubro de 2010

Guerra!


Quem nunca enfrentou uma “guerra” interna quando os refletores se acendem?   Seja você um musico iniciante, estudante ou mesmo profissional.
Mãos suando, pernas tremendo,  dor na boca do estomago, a flauta que parece não parar na boca. Sem falar na respiração, que quando alterada influencia diretamente a interpretação. Ai já era!
Mas de onde vem essa voz que nos torna inseguros, nos faz pensar que estamos tocando mal ou que não seremos capazes de executar um determinado trecho?
Cobrança pessoal excessiva? Expectativas externas? Competição profissional ou pessoal?
Parece não  adiantar  ficar pensando: respire, fique calma, não corra nas colcheias!!! (eu sempre corro)
Auto controle! Todos nós temos uma reserva de potencial que consiste em nossas habilidades naturais,  capacidades  e conhecimento adquirido.
A Performance musical depende diretamente do nosso potencial menos as influencias (internas ou externas). A equação é   simples:

Perfomance Musical  =  POTENCIAL NATURAL  (menos) AS INTERFERÊNCIAS

Tem mais uma coisa, já reparou como lembramos com detalhes o nosso pior momento na flauta? Se paramos um minuto pra pensar sobre isso, conseguimos descrever com precisão tudo o que sentimos naquele fatídico dia!
Essas sensações ficam armazenadas e nos momentos críticos vem a tona como interferências ruins.
Devemos valorizar mais os momentos bons, as boas apresentações, trechos executados com precisão... aí sim, mudamos nosso arquivo pessoal, diminuindo as interferências negativas!
Confiança, sempre!!!
Momento Freud fica por aqui!
Refletimos todos e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário